1º PRÉMIO KAIZEN-LEAN -2013- Excelência no Setor da Saúde

A USF Valongo foi distinguida com o 1º PRÉMIO KAIZEN LEAN 2013, na categoria de "Excelência do Setor da Saúde" PME´s, atribuído pelo Instituto Kaizen em parceria com a Sociedade Portuguesa para a Qualidade na Saúde.

O prémio atribuído ao projecto de MELHORIA CONTÍNUA da USF Valongo no contexto da Acreditação é uma distinção que muito nos honra.

A ênfase na MELHORIA CONTÍNUA é um factor crucial do sucesso pelo:

  • o envolvimento de todos,
  • o investir tempo na melhoria,
  • o procurar ser melhor a cada dia no atendimento, nas instalações, nas condições de trabalho, na capacidade de resposta
  • a inovação de processos e formação dos profissionais
  • a utilização da metodologia PDCA de avaliar para corrigir
  • o cumprimento dos objectivos e metas propostas e contratualizadas para além de cumprir os desafios mais exigentes do dia-a-dia.

Com este processo verificou-se uma melhoria de resultados em termos de: Efetividade, Eficiência, Equidade, Acessibilidade, Melhoria contínua da Qualidade, Motivação e Satisfação dos profissionais, Capacitação, autonomia, Segurança e Satisfação dos utentes, avaliáveis pelos Inquéritos regulares e pela análise dos Indicadores Contratualizados.

A metodologia Kaizen envolveu todos profissionais e foi com muito entusiasmo que se foi aplicando em diversas áreas, desde a gestão do stock com a implementação da metodologia Kanban, à gestão visual e à gestão do documentação partilhada e à melhoria da funcionalidade dos espaços.

Last Update:
09-09-2018 19:53