Mensagem da Coordenadora

As Unidades de Saúde Familiar constituídas por Equipas Multiprofissionais com autonomia organizativa, funcional e técnica e com estabilidade de profissionais reúnem as condições para o desenvolvimento de estratégias com a finalidade de melhoria da qualidade olhando o cidadão como centro do sistema.

O grupo da USF Valongo, constituída por 22 elementos: 8 médicos, 8 enfermeiras e 6 secretárias clínicas acreditou, desde o 1º dia, nas potencialidades de seu trabalho de grupo para abraçar um Projecto inovador quando estava a ser implementada a Reforma dos CSP iniciada em 2005. Em 4 de Setembro de 2006 foi pioneira no início de funcionamento em conjunto com mais 3 USF, iniciando no terreno esta reforma.

Em 1 de Maio de 2008 passou a Modelo B, também no 1º dia de início deste tipo de Modelo de USF.

Em Março de 2009 candidatou-se ao processo de Acreditação com a Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucia tendo iniciado o processo de Acreditação 6 meses após.

O Grupo começou imediatamente o trabalho Interno da Equipa com a autoavaliação, Interiorização, aprendizagem e detecção de necessidades de melhoria sendo criada uma Equipa da Qualidade da USF com atribuição de tarefas conforme a autoavaliação para tomada de Medidas de melhoria e Correctivas.

A melhoria da Qualidade Clínica, Organizacional, Ambiental, a Informação ao cidadão na suas diversas vertentes, a Segurança em todos os procedimentos e o olhar o Cidadão como Centro de Sistema são as pedras basilares deste processo de Acreditação, tendo sempre em mente que A SEGURANÇA DO DOENTE É O ELEMENTO MAIS IMPORTANTE DA QUALIDADE
Na avaliação a USFV superou os 70% dos requisitos necessários a cumprir tendo obtido 83,3%.

Esta avaliação constitui um estímulo para a permanente melhoria da Qualidade que a USFV se propõe.

Este processo de Acreditação é muito importante para a credibilidade da reforma e das USF e deve constituir um estímulo para que todas a USF se candidatem. Segundo o DL 298/2007 todas as USF devem evoluir para Acreditação em 3 anos.

A população inscrita na USFValongo está também de parabéns. Ganhou em qualidade, em segurança, em comunicação e nos compromissos publicamente assumidos pelos profissionais de saúde da USF Valongo.

Exactamente um ano depois do inicio do processo de acreditação obteve o Certificado de Acreditação Internacional. O Processo de Acreditação não é um fim em si mas uma Atitude de melhoria contínua.

A USF VALONGO APRESENTA NO SEU Regulamento Interno:

  • - MISSÃO: “Promover a melhoria contínua da qualidade….”
  • - VISÃO: “Fazer sempre melhor.”
  • - VALORES: “Disponibilidade, Lealdade, Transparência, Dedicação, Respeito pelo Utente e QUALIDADE

E é nosso propósito seguramente mantermos estes mesmos valores presentes para futuro.

Margarida Abreu Aguiar (Médica Coordenadora da USF Valongo)

Last Update:
09-09-2018 19:53