Acreditação Nível Avançado (Bom)

No âmbito da reforma em curso dos cuidados de saúde primários, a Unidade de Saúde Familiar de Valongo da ARS do Norte é a primeira no país a ter-se submetido voluntariamente a um processo de Acreditação concluído com êxito a ACREDITAÇÃO DE NÍVEL AVANÇADO (BOM) Este processo foi efectuado segundo o modelo de acreditação da Agência da Qualidade Sanitária de Andaluzia definido pelo Ministério da Saúde, no quadro da Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde coordenada pelo Departamento da Qualidade da Direcção-Geral da Saúde, como modelo oficial e sustentável de acreditação das instituições de saúde do SNS.

A atribuição deste mérito constitui um estímulo, uma interiorização e uniformização das atitudes e procedimentos de segurança com o objectivo da prestação de cuidados de saúde de Qualidade reconhecida.

A Equipa da USF Valongo congratulam-se pelo reconhecimento público e expresso realizado por uma Entidade Externa e Independente, Internacionalmente reconhecida e Acreditada e totalmente vocacionada para a Saúde.

A Cerimónia de Entrega do Certificado decorreu no dia 24 de Setembro de 2010 na Fundação de Serralves no Porto com a presença de Entidades Nacionais e Espanholas e com a presença do Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Saúde Dr. Manuel Pizarro.

Em nome da Equipa da USF Valongo agradeço o contributo de todos quantos estimularam este Processo e nos acompanharam, ao longo de doze meses nesta caminhada difícil, com Sucesso para a obtenção deste reconhecimento. Foi um trajecto árduo, persistente mas muito estimulante que contribuiu para reforço do sentimento do trabalho de equipa multiprofissional e desenvolvimento de estratégias com a finalidade de melhoria da qualidade olhando o cidadão como Centro do Sistema.

Margarida Abreu Aguiar - Coordenadora da USF Valongo

Last Update:
09-09-2018 19:53